Mudando pra ser feliz

terça-feira, 28 de junho de 2011

Amigos e textos que ajudam

Este vai ser uma cópia do blog da Lilly, mas sei que ela entenderá e não me recriminará por isso.
Em breve, breve mesmo, volto a escrever aqui com a vontade de sempre.
Porque o começo é algo difícil, e o recomeço não é diferente.
Mas sempre há alguém pra nos ajudar a "começar o começo".
Bjs

“PAI, COMEÇA O COMEÇO!”

Quando eu era criança e pegava uma tangerina para descascar, corria para meu pai e pedia: - “pai, começa o começo!”.
O que eu queria era que ele fizesse o primeiro rasgo na casca, o mais difícil e resistente para as minhas pequenas mãos.
Depois, sorridente, ele sempre acabava descascando toda a fruta para mim. Mas, outras vezes, eu mesmo tirava o restante da casca a partir daquele primeiro rasgo providencial que ele havia feito.
Meu pai faleceu há muito tempo (e há anos, muitos, aliás) não sou mais criança.
Mesmo assim, sinto grande desejo de tê-lo ainda ao meu lado para, pelo menos, “começar o começo” de tantas cascas duras que encontro pelo caminho.

Hoje, minhas “tangerinas” são outras.
Preciso “descascar” as dificuldades do trabalho, os obstáculos dos relacionamentos com amigos, os problemas no núcleo familiar, o esforço diário que é a construção do casamento, os retoques e pinceladas de sabedoria na imensa arte de viabilizar filhos realizados e felizes, ou então, o enfrentamento sempre tão difícil de doenças,
perdas, traumas, separações, mortes, dificuldades financeiras e, até mesmo, as dúvidas e conflitos que nos afligem diante de decisões e desafios.

Em certas ocasiões, minhas tangerinas transformam-se em enormes abacaxis......
Lembro-me, então, que a segurança de ser atendido pelo papai quando lhe pedia para “começar o começo” era o que me dava a certeza que conseguiria chegar até ao último pedacinho da casca e saborear a fruta.
O carinho e a atenção que eu recebia do meu pai me levaram a pedir ajuda a Deus, meu Pai do Céu, que nunca morre e sempre está ao meu lado.
Meu pai terreno me ensinou que Deus, o Pai do Céu, é eterno e que Seu amor é a garantia das nossas vitórias.

Quando a vida parecer muito grossa e difícil, como a casca de uma tangerina para as mãos frágeis de uma criança, lembre-se de pedir a Deus:
“Pai, começa o começo!”.

Ele não só “começará o começo”, mas resolverá toda a situação para você.
Não sei que tipo de dificuldade eu e você encontraremos pela frente. Sei apenas que vou me garantir no Amor Eterno de Deus para pedir, sempre que for preciso:
“Pai, começa o começo!”.

Aqui o PS da Lilly, que eu também reproduzo pra todos:

ps: acho que a pessoa que precisa da ajuda tem que ter a humildade de pedi-la.
porque às vezes até queremos" começar o começo" para alguem, mas esta ajuda é recusada.
e ficamos alí, vendo aquela pessoa fazer do jeito errado...mas já que ela não quer ajuda...

sexta-feira, 17 de junho de 2011

Perfeição

Esta tem sido a palavra na minha cabeça: Perfeição. Você tem que ser perfeita, porque menos do que isso, as pessoas simplesmente não admitem, ainda que digam o contrário.

E então me consumo em lágrimas, como ontem, porque em alguns momentos ser perfeita para alguém significa agir dentro do que este alguém considera correto, adequado, bom para esta pessoa. E se eu quero estar ao seu lado, para não magoá-lo devo agir assim e viver como manda o figurino, para não ser chamada de egoísta, hipócrita, mentirosa ou aquela que não é capaz mudar pelo bem estar de ambos.

Mas ao menos escrever e ouvir música são coisas que aliviam a opressão e a dor que me arrebenta o peito e escorre pelos olhos que hoje ainda não conseguiram manter-se secos.

A frase chegou por e-mail, como uma inspiração: “A pessoa perfeita não é a que não tem defeitos, mas sim, aquela que sabe conviver com os próprios defeitos, e os de seus semelhantes"

E a música tem me acompanhado nos últimos dias, como um disco arranhado que insiste em tocar sempre a mesma faixa em modo forever repeat.

So complicated
Look how we are making
Filled with so much hatred
Such a tied game
It's enough, I've done all I can think of
I've chased down all my demons
I see you do the same
Oooh oooooh

Pretty pretty please don't you ever ever feel
Like you're less than fucking perfect
Pretty pretty please if you ever ever feel
Like you're nothing you're fucking perfect, to me

The whole world is scared so I swallow the fear
The only thing I should be drinking is an ice cold beer
So cool in lying and we tried tried tried
But we try too hard, it's a waste of my time
Done looking for the critics, cuz they're everywhere
They don't like my genes, they don't get my hair
Stringe ourselves and we do it all the time
Why do we do that?
Why do I do that?
Why do I do that?
Yeah
Ooooh
Ooh, pretty pretty pretty

Pretty pretty please don't you ever ever feel
Like you're less than fucking perfect
Pretty pretty please if you ever ever feel
Like you're nothing you're fucking perfect, to me
You're perfect
You're perfect

Pretty pretty please if you ever ever feel like you're nothing
You're fucking perfect, to me

(Vagalume)

Bjs

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Aos poucos, um pouco mais

Quem disse que problemas são de fácil solução, e que nós é que complicamos tudo, certamente estava a fim de mostrar minha incapacidade de resolver os meus.

O que vale é que nestas horas a amizade, seja de quem está muito perto ou de quem mal me conhece, me mantém suspensa por um fio de esperança, não me deixando cair no abismo a minha frente.

A Lilly, do Isso é coisa de Lilly, me fez um carinho lindo hoje, deixando um comentário no post-desabafo de anteontem.
E eu que li o post dela sobre filhos - saramago - e fiquei com vontade de comentar porque soube semana passada que vou ser tia em dobro (minha irmã aqui no Rio vai ter um menino, o já amado e muito paparicado Arthur, e a que se mudou pra MS contou que está esperando um bebê também), e acredito que esta minha vocação para amar sobrinhos também é um presente divino.

Daí, em meio aos meus momentos de libertação momentânea dos problemas, passei lá no O Divã Dellas e li duas coisas que me encantaram: O Perigo das Conclusões Precipitadas, escrito pela Cinthya, e Mesmo assim, eu vou chegar lá!, da Verônica.

E a Amélie, que agora está no Mil e uma faces (e fases) de Amelie Poulin escrever este post "Se depois de eu morrer (...)" que me deixou sentindo um agradável alívio por achar palavras que estavam perdidas em mim.

Ler estas e outras palavras como as que minha prima me deixou no e-mail hoje e que certamente estarão aqui em breve, me fazem crer que é possível não desistir, apesar de tudo.

Obrigada. Muito obrigada mesmo.

Bjs

terça-feira, 14 de junho de 2011

Sucesso e Felicidade

"Sucesso é conseguir o que você quer.
E felicidade é gostar do que você conseguiu." (Richard Carlson)

Meu atual estágio é ter forças para querer algo que não seja me abandonar ao sabor dos acontecimentos. Daí quem sabe eu consiga pensar em ter sucesso. E ser feliz.

Bjs

segunda-feira, 13 de junho de 2011

Nada mais importa

Em diferentes idiomas, com o mesmo significado.
Nichts anderes macht aus.
Nothing else matters.

Eu queria somente ter o dom de não estragar tudo que chega perto de mim. Só queria não sentir culpa por coisas que faço e que mesmo me fazendo bem, atingem os outros e causam mágoas.

Queria aprender a ser feliz, sem tentar ser santa ou perfeita. Porque não sou. Sou fraca, inconsequente, amoral em muitos momentos, passional quando se trata de mim mesma, exageradamente comedida quando se trata de mandar às favas situações que já não me dão paz de espírito mas que de algum modo não consigo me libertar.

O último mês foi de acontecimentos incrivelmente bons e desanimadoramente ruins. Do inferno ao paraíso e novamente ao inferno em alguns dias. Da coragem de mudar e melhorar minha vida ao desespero do estar fazendo tudo errado em questão de instantes.

Acusações, brigas, mágoas, silêncio, palavras não ditas. E a sensação de que uma vez mais vou me colocar à margem da minha própria vida e me abandonar para fazer o que esperam de mim, o que devo fazer como qualquer pessoa normal faria, e continuar vivendo. Ou sobrevivendo, seria o melhor a dizer.

O corpo está de pé. Se movimenta, sente, faz, respira, dorme.
Mas a alma já não habita mais o corpo. Se deixou perder em algum momento entre a sexta feira e hoje.
O dia está sendo de abandonos. A começar por mim, passando pelo que me deu enormes alegrias nos últimos meses - a dança - e chegando nas amizades masculinas que sempre cultivei, por inúmeros motivos sérios ou não, e que agora estão sendo pontos de discórdia.

O que mais me dói é saber que não preciso passar por nada disso, que nada me obriga a fazer o que estou fazendo agora, me entregando e desistindo do que levei tanto tempo pra conquistar.
Mas as palavras foram duras, afiadas e verdadeiras demais, ainda que sua origem não seja lícita o suficiente. E o coração, o corpo e a alma já estão feridos e fracos demais para suportarem isso sem vergar.

Se vou me reerguer? Não sei. Hoje sou capaz de afirmar que não, porque ao deixar para trás o que mais me deu motivos para sorrir nos últimos meses, entendi que não posso ter o que quero sem causar dor em algumas pessoas. E se for para doer, que seja em mim.

Vou sentir tanta falta de tudo e de todos que sou incapaz de descrever o tamanho do aperto que sinto no meu coração. Mas assim como o brilho que iluminou meu olhar e meu sorriso neste período chegou sem avisar, assim também ele será capaz de desaparecer. E poucos lembrarão que um dia me dei o direito de pensar que podia ousar ser feliz.

Mais uma vez a música me acompanha. "Nothing else matters" é um nick muito antigo, da época em que a internet era quem me mantinha em contato com amigos em chats . Pela letra da música. Pelo som. Por tudo.
Metallica, na música que me acompanha desde sempre.

Bjs